quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Quem inventou o amor? Me explica por favor!!!"



Pode parecer um assunto piegas e tenho certeza absoluta que sim, é um cliché, falar sobre o amor no blog, afinal tem milhões por ai falando sobre o mesmo assunto, porém tive vontade de faze-lo mesmo assim...Por me considerar uma pessoa extremamente sensível e realista demais ao mesmo tempo, minha mãe sempre me disse que devemos ter os pés no chão e jamais acreditar em ilusões, porque elas sempre passam, e conversando com uma amiga tempos atrás falávamos justamente sobre isso, que a maioria das pessoas confundem estar apaixonado com o estar amando, se estamos com alguém a pouco tempo sentimos "borboletas no estômago",vontade de ver, aquela saudade louca e muita muita atracão física, sentimos isso e muito mais, e de uma forma nos tornamos egoístas em relação a outra pessoa, a paixão é egoísta, má, faz cobranças o tempo todo e exige demais da outra pessoa, a paixão é triste e submissa, a paixão faz com que enxergamos somente corpo bonitinho, nos apaixonamos talvez pelo carro da pessoa, pela bela casa que mora ou pelo cabelo impecável...é a atração.E não, os opostos não se atraem, a não ser na física mesmo, como diz Fernando Anitelli " Os dispostos se atraem". Não que sentir paixão não seja bom, é bom sim, quem não gosta daquela sensação de conquista, de prazer, de friozinho na barriga, e acho que não existe amor se antes não passarmos por essa etapa,ou ela termina de vez ou dai nasce algo muito maior e quando sabemos reconhece lo de verdade pensamos em como a paixão é pequena e mesquinha perto do Amor, tão nobre, sublime, tão incomparável, maioral e único. É ai que entra a parte da ilusão que minha mãe diz, existem pessoas que acham que pra ser amor tem que ser intenso sempre, tem que ter a tal paixão, eu prefiro não opinar sobre o assunto, porque sinceramente eu não sei, não sei se o amor sobrevive sem a dose de paixão, mas acho que amar é saber atravessar as fases difíceis do relacionamento, que sempre há de aparecer, é tolerância, é ceder em certos momentos, é afeto, respeito, confiança, companheirismo..A partir do momento que vc se preocupa com o sentimento da outra pessoa já é uma forma de amor, a paixão deixa de ser egoísta e começa a se tornar outro sentimento, talvez seja uma transição.
Acredito que o amor venha da alma e não do coração como dizem, e sim, tem que ser cultivado, dia a dia e ser pleno. É como a plantinha que precisa de agua pra crescer feliz e bonita, ela precisa ser regada diariamente, e o amor é isso, o casal trabalhando juntos no equilíbrio da relação, eu disse bem JUNTOS, regando a plantinha juntos, isso inclui gestos, atitudes, uma conquista e dedicação diária de ambos, conversa nos momentos de turbulência, isso é regar o amor, afinal ninguém ama sozinho e não há porque segurar a barra sozinho também.
E não, não creio que o amor tenha de ser eterno, há quem diga que se ele acabou é porque não era amor, não concordo, porque sentimos paixão por várias pessoas durante nossa vida, mas são pouquissimas as pessoas que nos despertam algo maior e mais forte, é o que difere os sentimentos. E se sentimos sem ser correspondido é porque talvez não soubemos rega lo da maneira certa ou talvez estivéssemos evoluídos demais pra´àquela pessoa que não soube enxergar nosso sentimento, é bom saber passar da fase da paixão, é bom evoluir...Já Bernard Shaw dizia:"A paixão dura no máximo um ano, o amor, no máximo três anos, depois o que resta é uma boa amizade ou uma grande mentira." Complicado né? Sei o que quero pra mim, carinho, compreensão, afeto, fidelidade, companheirismo, dialogo,e maturidade nas adversidades(que hão de surgir sim) sempre sempre sempre,é pedir muito? rsss...Se isso é amor, sim eu quero um amor, quero pra vida toda, mas se não for possível, "vou procurar, eu vou até o fim"!!!E tenho dito!!!

E +..

SONETO 11 - Luís de Camões Amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar se de contente; é um cuidar que ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?

2 comentários:

  1. Amar é querer usar a mesma roupa por toda uma vida.
    Amar é aceitar o erro do outro, mesmo sabendo que aquilo é ridiculo.
    Amar é dividir bons e maus momentos, e ainda assim saber que podemos contar com alguém.
    Amar é enfim, sentir que sua vida se completa com outro alguém. É saber viver sem ele, e mesmo assim não querer ficar só.

    ResponderExcluir
  2. Amar, se esforçar sem esperar recompensa
    É tentar ao máximo, depois pensar se compensa
    Amar, bem mais difícil do que se pensa, é ficar sem reação simplesmente pela presença.

    Amar é um sentimento muito complexo de ser definido(pelo menos pra mim), mas espero um grande amor um dia! =D


    Muito bom texto Jéssi! ;D

    ResponderExcluir